-
Arquitetos: Studio Gang
- Área: 2101 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Studio Gang Architects (SGA) está orgulhoso em anunciar o término do Estaleiro WMS no Clark Park ao longo do braço norte do Rio Chicago. Projetado e construído pelo SGA, as instalações foram abertas ao público no dia 19 de outubro de 2013. Ele está localizado em 3400 North Rockwell Avenue ao noroeste da cidade de Chicago.
A instalação no Parque Clark é um dos quatro estaleiros propostos pelo prefeito de Chicago, Rahm Emanuel, que são os pilares do seu plano de revitalização das bordas do rio, ancorando o futuro desenvolvimento do rio. A iniciativa de Emanuel foi impulsionada pela oferta de quase $1 milhão de dólares em fundos de subsídios, feita pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos para ajudar a limpar o rio e gerar novos empregos. O Studio Gang foi encarregado de projetar dois dos quatro estaleiros, o segundo deles será construído ao longo do braço sul do rio entre as ruas 28 e Eleanor. Sua finalização está prevista para o ano de 2015.
O Estaleito WMS no Parque Clark é atualmente sede da Fundação de Remo de Chicago (CRF). Em associação com o Distrito de Parques de Chicago, a CRF oferece uma ampla gama de atividades no seu interior e ao ar livre durante todo o ano, incluindo aula de remo nos tanques e no rio, treinamento ergométrico, aulas de ioga inspiradas no remo, aulas adaptadas às pessoas portadoras de deficiência.
A medida que a cidade de Chicago trabalha para transformar o contaminado e negligenciado rio no seu novo espaço recreativo, o estaleiro do Studio Gang no Parque Clark ajuda a catalizar o impulso necessário. "A arquitetura tem a intenção de captar visualmente o poético ritmo e o movimento do remo" disse Jeanne Gang, fundadora e diretora do Studio Gang. "Mas, ao proporcionar uma borda do rio acessível ao público, também se revela um movimento mais amplo de renascimento ecológico e recreativo do rio Chicago".
O projeto do estaleiro materializa o movimento do remo em um lapso de tempo através da forma da cobertura, oferecendo um interessante visual ao mesmo tempo que oferece vantagens espaciais e ambientais permitindo que o estaleiro adapte-se às características mudanças sazonais de Chicago. Com formas estruturais de treliça alternadas entre um "V" invertido e um "M", a cobertura consegue uma modulação rítmica que deixa passar a luz do sul através do clerestório. O clerestório de vidro permite o aquecimento do chão da estrutura no inverno e a ventilação para assim minimizar o uso de energia durante todo o ano.
O complexo de 2101.5 m2 consiste em dois pavimentos aquecidos e esfriados mecanicamente, um pavimento para guardar os barcos e uma doca flutuante. O edifício principal é para os tanques de remo, maquinaria ergométrica, espaços comuns e um escritório para o Distrito de Parques de Chicago. O armazenamento dos barcos tem capacidade para acomodar caiaques e canoas e inclui um espaço para escritórios assim como o armazenamento ao ar livre dos barcos a remo e equipamentos de apoio.
O custo total do edifício é de $8.8 milhões de dólares, dos quais $3.2 milhões são privados, $2 milhões vem do WMS, $1 milhão da Universidade North Park e $200.000 da Fundação de Remo de Chicago e $1 milhão do vereador Ameya Pawar com fundos TIF.